terça-feira, 19 de agosto de 2014

Ossos do Tarso MMII (Part.2)

Calcâneo

O maior e mais forte osso do pé é o calcâneo. Sua porção posterior frequentemente é denominada osso do calcanhar. A parte mais pósteroinferior do calcâneo contém um processo chamado de tuberosidade. Alguns grandes tendões estão fixados a este processo rugoso e estriado que, em seus pontos mais largos, possui dois pequenos processos arredondados. O maior destes é designado de processo lateral. O processo medial é menor e menos pronunciado.

Outra crista de osso que varia em tamanho e formato e é visualizada lateralmente na incidência axial é a tróclea fibular. Algumas vezes, em geral, esta também é dominada processo troclear. Na face proximal medial, há um processo ósseo maior, mais proeminente, chamado de sustentáculo do tálus, que literalmente significa um suporte para o tálus.

articulações: O calcâneo articula-se com dois ossos: anteriormente, com o cubóide; superiormente, com o tálus. A articulação superior com o tálus forma a importante articulação subtalar (calcâneo talar). Existem três facetas articulares específicas nesta articulação com o tálus através das quais o peso do corpo é transmitido para o solo na posição ereta. Há a faceta articular posterior maior e as facetas articulares anterior e média, menores.

Observar que a faceta articular média é a porção superior do proeminente sustentáculo do tálus, que proporciona o suporte medial para esta importante articulação de sustentação do peso.

A depressão profunda entre as facetas articulares posterior e média é designada de sulco do calcâneo (Fig. 6.6. Este, combinado a um sulco ou depressão semelhante do tálus, forma uma abertura para a passagem de determinados ligamentos. Esta abertura ou espaço, encontrada no meio da articulação subtalar, é denominada de seio do tarso (Fig. 6.7).



Tálus

O tálus é o segundo maior osso do tarso e está localizada entre a perna e o calcâneo. Portanto, o peso do corpo é transmitido por este osso através das importantes articulações do tornozelo e talocalcânea.

Articulações: O tálus articula-se com quatro ossos: superiormente, com a tíbia e a fíbula; inferiormente, com o calcâneo; anteriormente, com o navicular.

Navicular

O navicular é um osso oval, achatado, localizado na face medial do pé entre o tálus e os três cuneiformes.

Articulações: O navicular articula-se com quatro ossos: posteriormente,
com o tálus;  anteriormente, com os três cuneiformes.

Cuneiformes (3)

Os três cuneiformes (isto é, em forma de cunha ) estão localizados nas faces medial e média do pé, entre os primeiros três metatarsianos distalmente e o navicular a nível proximal. O maior cuneiforme, que se articula com o primeiro metatarsiano, é o cuneiforme medial (primeiro ou interno). O cuneiforme intermédio (segundo ou médio), que se articula com o segundo metatarsiano, é o menor dos cuneiformes. O cuneiforme lateral (terceiro ou externo) articula-se com o terceiro metatarsiano distalmente e com o cubóide lateralmente. Todos os três cuneiformes articulam-se com o navicular proximalmente.

Articulações: O cuneiforme medial articula-se com o quatro ossos; o navicular proximalmente; o primeiro e o segundo metatarsianos distalmente; e o intermédio lateralmente.

cuneiforme intermédio também articula-se com quatro ossos; o navicular proximalmente; o segundo metatarsiano distalmente; e os cuneiformes medial e lateral de cada lado.

O cuneiforme lateral articula-se com seis ossos: o navicular proximalmente; o segundo, o terceiro e o quarto metatarsianos distalmente, o cuneiforme intermédio medial e o cubóide lateralmente.

Cubóide

O cubóide está localizado na face lateral do pé, distal ao calcâneo e proximal ao quarto e quinto metatarsianos.

Articulações: O cubóide articula-se com quatro ossos: o calcâneo proximalmente; o cuneiforme lateral medialmente; e o quarto e o quinto metatarsianos distalmente. (Ocasionalmente, também pode se articular com o navicular.)

Arcos

Arco Longitudinal: Os ossos do pé são dispostos em arcos longitudinal e transverso que proporcionam forte apoio de absorção de choque para o peso  do corpo. O arco flexível, longitudinal, é composto de um componente medial e um lateral com a maior parte do arco nas faces medial e média do pé.

Arco Transverso:  O arco transverso está localizado basicamente ao longo da superfície plantar dos ossos distais do tarso e das articulações tarsometatarsianas. Ele é constituído basicamente pelos cuneiformes, principalmente o segundo e o terceiro cuneiformes menores (Fig. 6.9) em combinação com o primeiro cuneiforme maior e o cubóide.


Fonte: kenneth L. Bontrager





Nenhum comentário:

Postar um comentário