quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Anatomia Radiológica MMII

MEMBROS INFERIORES 

Os ossos do membro inferior são divididos em quatro grupos principais, pé,perna, fêmur, e quadril. Este capítulo inclui um um estudo completo da anatomia e do posicionamento para os três grupos, , Perna, fêmur Médio e Distal.


Os ossos do pé são fundamentalmente muito semelhantes aos da mão e do punho .
Os 26 ossos do pé são divididos em três grupos:

Falanges (dedos) 14
Metatarsianos (peito do pé) 5
Ossos do tarso  7
Total : 26 ossos

Falanges - Dedos

Os ossos mais distais do pé são as falanges, que constituem os dedos.
Os cinco dedos de cada pé são numerados de um a cinco, começando na face medial ou no lado do hálux. Observar que o hálux ou primeiro dedo tem apenas duas falanges, da mesma forma que o polegar. Estas são a Falange Proximal e a Distal. Os demais dedos possuem uma Falange Média, além das falanges proximal e distal. Como o hálux possui duas falanges, e os dedos segundo a quinto têm três cada um, há 14 
Falanges em cada pé.

As semelhança s com a mão são evidentes, visto que também existe 14 falanges em cada mão. As duas principais diferenças são o tamanho menor das falanges do pé, e seus movimentos mais limitados que aqueles da mão.

Ao descrever- se qualquer um dos ossos ou articulações do pé também devem- se identificar o dedo éo pé específicos. Por exemplo, a falange distal do primeiro dedo do pé  direito não deixa dúvida quanto ao osso em questão.
Deve- se observar que as falanges distais do segundo ao quinto dedos são muita pequenas, e pode ser difícil identificá-las como ossos distintos em uma radiografia.

Metatarsianos

Os cinco ossos do "peito do pé" são os Metatarsianos. Estes são numerados da mesma Forma que os dedos, sendo o número um na face medial e o cinco na lateral.

Cada um dos metatarsianos é composto de três partes. A pequena parte distal arredondada de cada metatarsiano é a cabeça. A porção delgada, longa, de localização central, é denominada de corpo (diáfise). A extremidade proximal, expandida, de cada metatarsiano é a base.
A base do quinto metatarsiano é expandida lateralmente, formando uma tuberosidade rugosa proeminente, que serve para a fixação de um tendão. A porção proximal do quinto metacarpiano, incluindo esta tuberosidade, é facilmente visível em radiografias, sendo um local comum de traumatismo no pé; portanto esta área deve ser bem visualizadas em radiografias.

Fonte: Kenneth L. Bontrager

Nenhum comentário:

Postar um comentário